"Os recursos vão sair basicamente da iniciativa privada e do governo federal, com a menor contrapartida possível por parte do Estado", afirmou Fernando Schmidt, que também confirmou que os investimentos serão utilizados na organização do transporte, em infraestrutura urbana, incluindo a Via Expressa Baía de Todos os Santos, a conclusão das primeira e segunda linhas do metrô, o projeto Transalvador, que está sendo desenvolvido pela Prefeitura, a modernização da linha ferroviária Calçada-Paripe, além de todo o programa de mobilidade urbana que vem sendo desenvolvido pelo governo federal, desobstruindo grandes pontos de estrangulamento no sistema de mobilidade e transporte urbano em Salvador.
O Secretário Estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos, também destacou pontos fundamentais. "Outro ganho importante será o da visibilidade turística da cidade e a conquista de um equipamento esportivo de padrão internacional", ponderou.
Fonte Nova - Todo o trabalho para fazer de Salvador uma das subsedes dos jogos da Copa 2014 começou em março de 2007, quando o Governo do Estado adotou como primeira medida a constituição de um Grupo de Trabalho Executivo (GTE), formado por secretários de estado, sob a coordenação do chefe de gabinete do governador, Fernando Schmidt.
Em abril de 2008, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o Governo instalou um Procedimento Administrativo de Manifestação de Interesse, autorizando empresas a formularem estudos preliminares para uma nova concepção de uso para o Estádio Otávio Mangabeira (Fonte Nova).
Foram oferecidas – sem ônus - ao governo do Estado seis propostas técnicas. Foi aprovado o projeto conceitual desenvolvido pela Setepla Tecnometal Engenharia Ltda., associada à alemã Schultz Arquitetura, que adotou como referência a AWD Arena, estádio da cidade de Hannover/Alemanha, sede da Copa do Mundo em 2006 e que foi totalmente recuperada para esse fim. A nova Fonte Nova terá um custo estimado da ordem de R$ 400 milhões e de R$ 136,4 milhões de investimento nos equipamentos de estacionamento.
O novo estádio terá capacidade para 55 mil pessoas, podendo ser ampliada para até 60 mil, com instalação de arquibancadas provisórias na abertura da "ferradura"; instalação de 47 camarotes com 1.330 assentos; salão business, restaurante/café, museu do futebol; moderna cobertura, que usará uma estrutura leve para não prejudicar a visão do entorno do estádio; construção, em área anexa de equipamentos de estacionamento, com capacidade para 5 mil vagas; nova drenagem no campo, com captação de águas pluviais para reuso.
0 comentários:
Postar um comentário