Por: Mariana Sampaio
O Presidente do Conselho Técnico da Federação Brasileira de Automobilismo Nestor Valduga conta um pouco sobre o trabalho da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) na adaptação do primeiro circuito de rua da Stock Car. Valduga acompanha o projeto desde seus primeiros passos e acredita que está participando de um ‘marco no automobilismo brasileiro’.
A partir do momento que foi decidido onde a organizadora do evento Vicar gostaria que fosse realizada a corrida, a CBA acompanha todos os passos para a construção da pista. Valduga ressalta que o fator principal para qualquer prova de rua é a segurança dos pilotos e do público. “No caso de Salvador tudo está sendo feito dentro de um padrão internacional”.
A primeira vistoria na pista é feita para conferir as necessidades do traçado como por exemplo, alargar ou corrigir os raios das curvas. No Centro Administrativo da Bahia (CAB), apenas as curvas da Vitória e da Balança sofreram mudanças. Em seguida foi realizado a pavimentação do circuito, a correção das guias e a constituição das defensas de concreto armado.
“Vale ressaltar que todo o perímetro da pista é circundado com essas defensas que pesam em torno de três toneladas. Em cima delas ainda vem um alambrado de 2,10 metros protegido com cabos de aço”, conta Valduga. A Comissão dos Pilotos visitou a pista e ajudou a definir os melhores locais para a colocação das chicanes, zebras e pontos de sinalização.
No sábado (1) um Comissário Desportivo, o Diretor de Prova Carlos Montagner e o Valduga ministrarão um curso para os sinalizadores e a equipe de resgate que somam 50 pessoas. Na terça-feira (4) será feita a última vistoria na pista e possivelmente na quinta-feira (6) terá um simulado com os carros promocionais. “A ação é para verificar se o posicionamento das chicanes e defensas estão corretos”.
“Daqui para frente que nós tenhamos algumas novidades com referência a novos circuitos de rua construídos no padrão que está sendo feito em Salvador. Acho que é um marco que trará grandes benefícios ao automobilismo brasileiro”, finaliza.
Fonte: stockcar.com.br
Foto: André Benites
0 comentários:
Postar um comentário