ACELERANDO COM CARLOS AUGUSTO*
Depois da 14ª etapa do mundial de formula-1 2008, sendo realizada na Itália, no circuito de Monza, prova disputada na chuva onde vimos o piloto Lewis Hamilton (McLaren), larga na 15ª colocação e fez varias ultrapassagens, até perigosas, chegando a 2ª colocação, não chegando a liderança porque a pista estava secando e teve que fazer um Pit-Stop só para troca de pneus, encerrando a prova na 7ª colocação.
Vettel dominou todos os treinos fazendo sua primeira pole e ganhando o GP da Itália, sua primeira vitoria na F-1 tornando-se o mais jovem piloto a ganhar um GP, com 21 anos e 2 meses, ficando na historia de F-1. Agora restam quatro etapas para o final do mundial, o GP de Cingapura, o GP do Japão, o GP da China e o GP de Brasil que será no dia 02/11.
O GP de Cingapura entrou no circuito este ano, e será a primeira prova noturna realizada da F-1 desde 1950, quando teve a primeira prova na Inglaterra, no circuito de Silverstone, em Cingapura a prova terá 7 curvas com baixa velocidade, três com alta velocidade, com três pontos bons para ultrapassagens, por ser uma pista nova e com estas características pode favorecer a McLaren a outras três vão favorecer a Ferrari.
A disputa pelo titulo de pilotos e construtores esta entre Ferrari e McLaren, no ano passado a três provas do final, Lewis Hamilton(McLaren), estava na frente de Fernando Alonso(McLaren) 11 pontos e de Kimi Raikkonen (Ferrari) 17 pontos.
Felipe Massa da Ferrari (foto) estava fora da disputa pelo titulo, a Ferrari junto com Felipe trabalharam em pro do titulo para Raikkonen, sendo campeão da temporada de 2007. Já na McLaren uma briga interna muito forte entre Lewis Hamilton e Fernando Alonso, além da briga Hamilton cometeu muitos erros , fez o título mais ganho da F-1 escapa-se de suas mãos.
Este ano a situação é inversa, na McLaren esta tudo decidido para o inglês, já na Ferrari, Raikkonen já declarou que apesar dos 21 pontos atrás do líder, que tem chances como em 2007 que estava a 17 pontos e conseguiu o titulo, mas ele não lembrou da ajuda que teve de Felipe Massa.
Com esta declaração a situação na Ferrari esta complicada, também com os constantes erros nos boxes, com os dois pilotos, que saudade de Ross Brawn e Jaen Tod , que a cada Pit-Stop era um recorde, nada contra Stefano Domenicali diretor técnico da Ferrari e Luca de Montezemolo o próprio dono.
Tudo isto pode contribuir contra Felipe Massa, e a favor de Lewis Hamilton podendo se tornar campeão da F-1 de 2008, sendo o piloto mais novo, com 22 anos, e o primeiro negro na historia a ser campeão da F-1, mas vou torcer para que Kimi Raikkonen pense melhor e lembre que Felipe o ajudou no ano passado principalmente em Interlagos, deixando Kimi ganhar a prova.
Felipe Massa, pode chegar a ganhar o título deste ano e juntar-se ao seleto grupo de pilotos brasileiros campeões da F-1, com Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Airton Senna, ajudando o Brasil a ter 9 títulos mundiais , vamos lá Felipe Massa, eu acredito em você, que vem evoluindo a cada ano e nada mais para premiar a sua carreira como ser campeão da F-1 em 2008.
*Carlos Augusto é radialista da Rádio Bahiana de Ilhéus/BA
17 comentários:
LEGAL ESSA COLUNA DE FORMULA 1, SOU UM AMANTE DA VELOCIDADE, ESPERO QUE SEMPRE TENHA ESTA COLUNA DO CARLOS NO SEU BLOG,
21 de setembro de 2008 às 13:06ABRAÇOS PRA TODOS.
gostei muito da reportagem que vc colocou, gosto muito de formula-1 desde o tempo de airton senna e agora com felipe massa
21 de setembro de 2008 às 16:27vc esta de parabens.
essa coluna ficou muito legal... acredito que Lewis Hamilton dê vexame este ano novamente, isso se a Ferrari ñ atrapalhar o próprio Felipe né?! o Brasil todo que gosta de F-1 está confiante na vitória de Felipe massa, e essa corrida no GP do Brasil promete... essa diferente hoje de 1 ponto entre os pitolos é o que deixa o campeonato mais gostoso de se ver... parabéns aí pela coluna e pelo blog...
22 de setembro de 2008 às 05:59meu caro amigo, carlos augusto e muito bom agente saber que na nossa cidade tem um jornalista esporteivo q nem vc !todos comentam futebol que eu tambem acho legal.mas formula1 este ano esta muito empolgante uma prova disso e o equilibrio que esta o campeonato. mas nao tenha duvida q o nossso felipe massa era ocampeao!
22 de setembro de 2008 às 10:29Boa reportagem de F1, Bravo Carlos.
22 de setembro de 2008 às 13:11Eu gosto muito de formula 1, e nao querer perder uma corrida.
Sébastien Buemi (19), Suico, Toro Rosso-Ferrari, novo piloto de F1 em 2009, no lugar de David Coulthard?
parabens meu amigo está muito bom espero por mais materias suas um abraço
22 de setembro de 2008 às 13:34parabens meu amigo está muito bom espero por mais materias suas um abraço
22 de setembro de 2008 às 13:34quero parabenizar pela matéria exemplar sobre FÓRMULA 1. coêsa, inteligente e direta, sobretudo pela importância e excassez de profissionais de rádio que fale a língua do povo. essa matéria está ótima. fico no aguardo de novas matérias a esse respeito.
22 de setembro de 2008 às 15:04BETÃO TATTOO - ILHÉUS - BAHIA
ADOREI ESSA MATÉRIA( FÓRMULA 1). BASTANTE CLARA E INSTRUTIVA.
22 de setembro de 2008 às 15:08ROBERTO LOPES
Esta coluna sobre a formula 1 ficou legal.
22 de setembro de 2008 às 15:46Espero ler mais sobre o assunto.
Parabéns pelo Blog.
Muito bom essa coluna sobre a F-1. Precisamos resgatar nossa paixão pela velocidade, pois era algo existente só na época do Senna. Vamos acreditar no potencial do jovem Felipe Massa e reviver novas alegrias e conquistas.
22 de setembro de 2008 às 19:06Parabéns Carlos !!!
Valeu Carlão. Criaivo e inteligente sua coluna sobre a formula 1. Parabens. Ficaremos na expectativa das prócimas.
23 de setembro de 2008 às 06:30Grande abraço.
Aí Carlão, vc é o cara. Meus parabéns sobre a coluna da formula 1. Gostaria de obter informações sobre o inter-municipal. Ficarei aguardando.
23 de setembro de 2008 às 06:34Grande abraço.
Uma coluna muito bem feita sobre F1, com tudo de importante que tem ser dito e comentado. Parabéns Carlos, espero poder acompanhar muito mais comentários sobre F1 e tomara que venha a taça pra Felipe Massa.
23 de setembro de 2008 às 06:36Muito legal sua iniciativa carlos éisso ai espero que ataçadessemundial sejanossacomo massa! aesperançaéaultima que morre!
24 de setembro de 2008 às 04:49Parabens!
Adorei a sua esplanação sobre essa corrida Carlos, ainda mais que todos nós esperávamos que Massa Ou Hamilton levasse essa prova...e deu Vetel que está sendo apoiado por um ex-mago da F-1...o Gerard Berguer...vc está de parabéns...espero ver mais comentários seus!!!
24 de setembro de 2008 às 18:01Mickinha.
olá, prazer esta participando deste blog. Eu sou Samuel, moro em Salvador, gosto de F1 e acompanho sempre quando eu posso os treinos e as corridas. Eu concordo com O Carlos Augusto, e acho que a Ferrari deveria estar empenhada, na conquista do título mundial com o Felipe Massa, dando a oportunidade de mais um brasileiro Conquistar um título mundial. O Felipe tem totais condiçoes de ganhar esse título, até porque é um piloto muito persistente, e dedicado. É um piloto que tem boas qualidades, e merece a conquista do campeonato. O Lewis é um piloto excelente, mas também inexperiente, e tem umas táticas meio precipitadas. Porém eu destaco o Lewis, porque é um piloto jovem, e arrojado. Torço pelo Felipe, e acredito no Título.
26 de setembro de 2008 às 16:54Samuel Damazzio
Postar um comentário